A Aquamalta é uma empresa do grupo Ovomalta, um importante empreendimento nordestino na área agrícola, com mais de 450.000 poedeiras em produção e 3.300 suínos em todas as fases do ciclo produtivo.               

                Visando diversificar o setor de zootecnia e prevendo o rápido crescimento que a piscicultura brasileira tomaria, o empresário Lula Malta decidiu, há 6 anos, investir na aqüicultura e, seguindo a filosofia da Ovomalta não mediu esforços nem recursos para montar uma larvicultura para a reprodução de tilápias com avançada tecnologia.

                A Aquamalta está localizada na Fazenda Ovomalta, a 40 km  do    Recife - PE, com 5 ha de espelho d'água divididos em 12 viveiros, operando com reprodutores de excelente coloração e elevado padrão genético, originários de Israel.O projeto constou também da montagem do laboratório de incubação artificial, com o envio de técnicos à Tailândia, onde a tecnologia de incubação artificial de tilápias é a mais desenvolvida do mundo.        

                Atualmente, a produção de alevinos consiste na manutenção dos reprodutores num sistema de rodízio em hapas de acasalamento e de condicionamento.

                 A coleta dos ovos se dá a cada 5 dias e após a desinfecção, vão para as incubadoras, permanecendo alí de 1 a 3 dias. Após a eclosão as larvas são transferidas para bandejas até que absolvam o saco vitelino (2 a 4 dias) . Antes de retornarem aos hapas de reversão sexual nos viveiros específicos, os pequenos alevinos são treinados em calhas especiais para aceitar o alimento artificial.

                Desta forma, a Aquamalta está apta a atender aos mais exigentes piscicultores nos mais distantes pontos do Brasil e do mundo.